Sem palavras para descrever o Guernica

Desde que estudei sobre a Guerra Civil Espanhola no colégio, fiquei com a imagem no Guernica na cabeça e pensando se algum dia poderia vê-lo pessoalmente. Pois este dia foi ontem. Três das minhas últimas horas em Madrid foram dedicadas ao Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (poderia tranqüilamente ter sido mais horas, mas eu estava correndo contra o tempo) e foi lá que “dei de cara” com o gigante Guernica.

Sim, gigante. O quadro é, pelo menos, 10 ou 12 vezes maior do que eu imaginava (tem 7,77m X 3,49m) e ainda por cima transpassa um turbilhão de sensações enquanto se olha. Havia dois seguranças, um em cada lado do quadro, e o pessoal tem que apreciá-lo a uma certa distância (creio que uns 5 metros). Pessoalmente acho inútil colocar dois seguranças, duvido que alguém tente roubar uma tela desse tamanho hehe

É um quadro incrível, todos deveriam ter a oportunidade de vê-lo de pertinho um dia. Picasso é demais, já estive no Museu Picasso em Málaga (cidade onde ele nasceu) e me fascinava mais a cada sala que entrava. Cubismo é um dos meus estilos de arte favorito, mas o cubismo feito por Picasso é ainda mais especial. É impressionante como o cara consegue transmitir tantos sentimentos através de formas geométricas, que na minha cabeça são tão frias e sem emoção.

Aproveitando, deixo o link de uma artista estadounidense que representou graficamente o Guernica em 3-D. É demais! Além disso, ajuda a entender melhor cada desenho para aqueles que só conseguem enxergar “rabiscos” na tela:

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html

Logo, logo mais novidades de Madrid!

Anúncios

Tags: ,

3 Respostas to “Sem palavras para descrever o Guernica”

  1. Thiago Says:

    até tentei entrar nesse link, mas tá difícil…
    e olha, não duvida que tem gente doida pra roubar um negócio desse tamanho, pe tem louco pra tudo nesse mundo… agora fiquei curioso pra conhecer pessoalmente a tela… não creio que isso vá acontecer a não ser que façam uma exposição itinerante das obras de picasso… ahahahahaha

  2. Felipe Says:

    Só espero que vc já tenha visto tudo porque aqui a saudade está demais!
    Te espero LOGO!

  3. joão marcos Says:

    muito boa a sua materia em que vc abordou sobre céu eo limite.

    http://www.mundosubliminar.xpg.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: